sábado, 8 de setembro de 2007

Grupo Janus?

O grupo Janus é formado por nove alunos da graduação em Engenharia Mecatrônica da USP de São Carlos. São eles: André Carmona, André Salomão, Adriano Santos, Bruno Ishikawa, Diego Sampaio, Gabriel Serrano, João Canellas, Renê Araujo e Victor Lacerda.

O que é tamancobol?

Tamancobol é um jogo bastante simples, no qual dois adversários se enfrentam numa mesa de perfil parabólico, tendo como objetivo usar as tamancas para desferir golpes numa pequena bola maciça de forma a evitar a defesa do adversário.

Por que Janus?

Janus, na mitologia greco-romana, é o Deus dos portais e transições, inícios e fins. Também é associada a ele a mudança entre a vida primitiva e a civilização, o obscurantismo e a ciência, o campo e a cidade e as cerimônias de mudança durante as vidas dos mortais.

Qual o projeto do Grupo Janus?
O Grupo Janus pretende desenvolver uma mesa de tamancobol com autonomia para enfrentar um adversario humano e vencê-lo. O que, a princípio, pode parecer uma idéia simples, é na realidade um desafio complexo nas áreas de visão computacional, projeto mecânico, sensoriamento e controle.